quarta-feira, 11 de junho de 2014

Perseverança






Perseverança
por Asaph Borba

Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Hb 10:36

Quando meu filho André tinha quatro anos, começou estudar violino. Pouco tempo depois, quase parou, pois a desmotivação, mesmo quando há talento, é muito fácil de se instalar, principalmente quando o nível de dificuldade da atividade proposta, impõe-se como um grande desafio.
Hoje, o vi tocando como spala (violinista líder) da orquestra da qual faz parte, Camerata Jovem de Porto Alegre, quando treze anos já se passaram, desde que ele começou a estudar este difícil instrumento. A chave foi a perseverança, pois a continuidade hoje em dia não é algo fácil.
Vivemos dias de muitas distrações e desafios, onde é muito fácil perder a motivação e o foco. E isto é fácil ver também na Igreja. Muitos perdem a vontade de prosseguir e param no caminho.
Em primeiro lugar o passo inicial para a perseverança é a fé. Sem fé não se vai a lugar nenhum. Quem crê prossegue, vai além e continua na jornada sem olhar para traz. Segundo, a perseverança é realçada quando existem alvos definidos. Pessoas sem alvos desistem com facilidade. No caso do meu filho, fui colocando a ele os alvos de cada volume de seu curso, os quais foram sendo vencidos gradativamente. Em terceiro lugar a perseverança é fruto de trabalho. Quando nos esforçamos para atingir os alvos, vamos nos motivando a vencer as próximas etapas como desafios de conquista e superação.
Assim é tudo na vida. Estes três ingredientes são instrumentos eficazes de vitória nesta jornada que Deus nos dá para trilhar. Vida vitoriosa é uma vida de conquista, e conquista, é fruto direto de perseverança.
O texto dito aos Hebreus, citado por mim acima, é proclamado a quem tinha tudo para desistir, em função dos acontecimentos que os afligiam, mas por causa da fé, seus alvos e seu trabalho não o fizeram, pois colocaram sua inteira confiança em Deus para seguirem adiante.

Nos dias difíceis que vivemos, estes ingredientes são, sobremaneira, essenciais para continuarmos vivendo a vida que Deus propõe para nós. Uma vida de conquistas e muitas vitórias. Acima de coragem e talento, perseverança é a virtude suprema de Deus para os nossos dias.


Fonte: www.facebook.com/asaphborba