terça-feira, 11 de outubro de 2011

Analisando a Música - Tempo Favorável






Já não posso mais suportar
Lo-debar não é o meu lugar
Já não posso mais resistir viver
À beira do caminho
Eu vejo as águas se agitarem
Mas não há alguém
Pra me estender as mãos
O meu destino não é perecer
Não fui sentenciado a morrer
Deus me fez promessas
Eis-me aqui Senhor, muda minha sorte
Enxugue as lágrimas que os dias maus
Fizeram rolar
Eis-me aqui, Senhor
Ouça o meu clamor
Dá-me teu bálsamo
E faz-me crer que ainda vou viver
Um tempo favorável

Canção maravilhosa do Ministério Sarando a Terra Ferida começa citando a cidade de Lodebar.  Esta cidade ficava ao leste do Jordão. Segundo alguns estudiosos, o significado de Lo-Debar é de que o termo “Lo” significa “não” e “Debar”, pode ser entendido de duas formas. Primeiramente, “debar” significa “pasto ou grama verde”. A segunda, tradução considera que a palavra é derivada do termo “dibber”, que significa “voz, fala”. Podemos dizer que Lo-Debar significa: um lugar onde as pessoas não têm voz, autoridade e onde permanecem sem pastoreio ou cuidados pastorais. A terra de quem está sem perspectivas de melhoras.  Em 2 Samuel 9 vemos a história de Melfibosete, neto do Rei Saul e filho de Jônatas.  Melfibosete tinha cinco anos de idade quando chegaram de Jizreel as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo (2 Samuel 4:4).  Melfibosete tinha sangue real, mas teve que viver grande parte de sua vida escondido e sentindo-se humilhado e abandonado.
  Outra referência nesta canção é a do aleijado do tanque de Betesda (João 5:1-9).  Betesda significa "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".  Deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth=casa; Chéssed=misericórdia.  Jesus mostrou o verdadeiro significado deste nome realizando aquele milagre, já que as pessoas que lá estavam não exerciam a misericórdia.  Na verdade elas competiam, procurando pular primeiro na água para serem curadas, buscando o benefício próprio.  O paralítico sofreu durante 38 anos e Jesus mudou a sua sorte.  Ele viveu o Tempo Favorável, o Tempo Kairós, o Tempo da Graça de Deus.  Kairós palavra grega que significa "o momento certo" ou "o momento oportuno".
  Voltando a história de Melfibosete, o Tempo Kairós de Deus chegou para ele. Em 2 Samuel 9:3.  No texto original em hebraico, Davi usou a palavra "Chesed"="Misericórdia".  Ele foi movido de compaixão e a misericórdia divina mudou a sorte de Melfibosete.  
Creia Que pela graça de Deus você também viverá o Tempo(Kairós) Favorável!!!

  Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus." (Efésios 2:4-7).

2 comentários:

  1. Meu querido,gostaria de sugerir que as referências bíblicas sejam postas como link, acrescentam o seu conteúdo. Com relação a análise, Deus tá te usando, deixa Ele te usar.

    ResponderExcluir