quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

USANDO AS PALAVRAS PARA CONDUZIR A ADORAÇÃO







Por Ben Cantelon

Eu fiz uma coisa no domingo à noite que eu não costumo fazer na igreja. Durante um período da música, eu incentivei as pessoas a baterem palmas juntas. Por que eu fiz isso? Não tenho certeza, mas eu sinto que precisávamos nos unir e nos sentir como se estivéssemos participando coletivamente na adoração. Quando isso aconteceu, eu realmente senti que alguma coisa foi quebrada naquela noite permitindo que as pessoas se sentissem participantes do que estava acontecendo. Era uma coisa simples, mas senti que foi o necessário para definir o tom do resto da noite. Isso me fez pensar sobre como envolver nossas congregações quando adoramos juntos corporativamente. Seria errado conduzir as pessoas verbalmente? Eu não estou falando sobre dar um sermão de 5 minutos durante a adoração, eu estou falando sobre incentivar as pessoas a participar batendo palmas, levantando as mãos, dançando, cantando, etc.

Eu estava no fim de semana passado na Conferência Hillsong em Londres e foi realmente inspirador a maneira como eles conduziam o culto. Eles sempre incentivam as pessoas a bater palmas, dançar e levantar as mãos. Quando todas as 12 mil pessoas estavam com as mãos para cima e cantando Eu vou ficar com os braços erguidos e coração rendido houve verdadeiro sentimento de unidade e de comunhão. Estávamos todos concordando com o ato de corporativamente levantar nossas mãos e cantar essa canção como uma resposta. Fiquei realmente impressionado com o quanto eles orientavam verbalmente e instruíam as pessoas a se envolverem na adoração. Após 20 minutos de adoração parecia que íamos para uma jornada incrível e não precisaríamos de 45 minutos de adoração para "chegar lá", porque todos já estavam envolvidos e participando desde o início.

Agora, o perigo de conduzir verbalmente a adoração é que ela pode facilmente voltar-se para nós mesmos e acabamos querendo que as pessoas respondam da mesma forma que achamos que deveriam. Além disso, algumas pessoas não querem que lhes digam o que fazer quando elas adoram e que é totalmente válido. Finalmente, não deve ser usada como uma fórmula para promover as coisas do Alto. Mas eu não acho que isso deva nos prejudicar como líderes de louvor, se estamos sendo movidos pelo Espírito Santo a ter mais de uma ministração e encorajar as pessoas a participarem.
De qualquer forma, isso tem se passado pela minha cabeça durante os últimos dias e eu gostaria de saber de você:

Você tem usado palavras para conduzir a adoração quando você ministra? Qual foi o resultado do seu tempo de adoração? As pessoas ficaram mais envolvidas?
Você acha que é errado conduzirmos verbalmente a adoração? Será que ficamos no caminho?
Como podemos encorajar nossas congregações a serem participantes da adoração e não espectadores?


No final do dia, eu só quero ver nossas igrejas vibrantes e apaixonadas quando nos reunimos para adorar o nosso Salvador, e não apenas lendo algumas palavras em uma tela.


Fonte: www.worshipcentral.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário