sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Unção e Técnica


Unção e TécnicaParte superior do formulário
Parte inferior do formulário


Nem só de unção, nem menos só de técnica vive o músico cristão!
A unção de Deus é essencial, mas não dispensa a técnica. Com a unção fazemos aquilo que não conseguimos fazer por nós mesmos. Através da técnica cumprimos a nossa parte, fazendo aquilo que Deus não vai fazer porque nos deu capacidade para tanto.
Buscar a unção de Deus não pode ser desculpa para não nos esforçarmos pela técnica. Assim como não vale a pena ter técnica sem unção. Sem unção o nosso som se dissipa. Com técnica tocamos a pele, com a unção tocamos a alma. Com a unção e a técnica a Obra de Deus através das canções torna-se completa.
Unção é técnica precisam andar juntas. Às vezes as pessoas confundem unção com técnica e vice-versa. O erro dá-se porque as pessoas tentam medir unção. Unção não se mede, só Aquele que dispõe dela pode medi-la. A técnica pode-se medir, entretanto infelizmente quem procura medir, não reúne condições para o fazer.
Quem tem unção não fica afirmando ser ungido. Quem a tem, dá fruto e fruto bom. Havendo fruto, dispensa-se o blábláblá. Quem tem técnica não tem o direito de zombar ou criticar quem não tem. Aliás, quando a técnica se alia à soberba, a mesma perde o valor. Já a técnica aliada à humildade, gera o ambiente favorável para a vinda da unção.
Unção e Técnica
Que se casem e sejam felizes para sempre

André Luiz



Técnica e Unção 
Por Luciano Manga


Não sei se você já leu em alguma revista evangélica ou já ouviu um "spot" de radio dizendo o seguinte: "Se você comprar esse CD, a unção da (fulana de tal) vai tomar sua vida". Interessante não é nossas gravadoras querem vender a presença de Deus ou a "unção" dentro de caixas de cd, como se isso pudesse ser vendido. Estão limitando o Espírito Santo.

Sandro Baggio disse algo bem legal sobre isso: "Se um músico toca em um instrumento, pensamos que se tivéssemos o mesmo instrumento então poderíamos fazer o mesmo. Se o cantor tem um modo de falar, gesticular, se mover ao redor do palco, então achamos que se fizermos o mesmo, teremos o mesmo efeito. Mas isso não acontece, ninguém consegue ser uma outra pessoa, nem mesmo ter a mesma unção que ela, simplesmente por imitar seu modo de cantar, tocar, gesticular, etc. Porque? Por que o que nós vemos e ouvimos no palco é resultado de um longo trabalho nos bastidores da vida pública, uma combinação de talento, ensaio, submissão, disciplina, integridade, piedade, etc."

Nos dias dos apóstolos do Senhor, o pessoal também buscava a unção, achavam que poderiam comprá-la. Tipo assim: "compre uma unção, tenha a atitude correta, e ganhe um ministério"- Ver Atos 8:18-21

1- O que é Unção
Receber unção ou ser ungido significa ser credenciado pelo Espírito para comprimento de uma missão (homens e coisas serem separados por Deus para seu uso). Vemos no Antigo Testamento que tanto sacerdotes, profetas e reis foram ungidos. A unção simbolizava esse ato divino de autorização, capacitação e separação para o seu uso.(Lv 8:12)

Andy Park diz algo bem legal:

"Em Ezequiel 28, a profecia contra o Rei de Tiro pode ter um sentido duplo como uma indicação do que teria acontecido com Lúcifer, o líder das hostes angelicais. Ele era um ser angelical com dons e unção que tinha acesso direto ao trono de Deus (Versículos 13,14). Mas por causa de seu orgulho e desonestidade (Versículos 2, 17-18), ele foi deposto de sua posição de Querubim. Enquanto querubim ele era adornado de com jóias belas e preciosas, Deus adorna líderes de louvor com dons musicais que brilham sob as luzes do Espírito Santo. Permanecer constantemente sob a liderança do Espírito é essencial para mantermos puras nossas motivações e apresentações. Cercado pela gloriosa luz de Deus e a adoração de outros seres angelicais, o coração de Lúcifer tornou-se escuro e então ele já não estava contente de ser um adorador. Ao invés disso, ele passou a desejar ser aquele que receberia a adoração"

- Aqueles que são músicos e lideres de louvor precisam ficar atentos ao grande apelo que existe de que se tornem no "ungidão". Precisamos apenas ser um canal de adoração. Tem gente que se diz "ungido" e é cheio de exibicionismo, egoísmo e presunções.

- Lembra do texto de Atos 8 que fala sobre Simão que queria o poder e a unção que havia nos apóstolos..então...hoje nós como Pedro temos que rejeitar essa idéia absurda de compra e venda de unção, mas seguir o que Jesus nos ensinou: mandou buscar a justiça, amar a misericórdia e caminhar humildemente o caminho que Ele traçou para nós . Nunca devemos colocar o dinheiro ou fama nesta lista.

Luciano Manga - Vineyard Brasil 

Fonte: www.tribalgeneration.org


Técnica e Unção – 2° Parte
Por Luciano Manga


2 - Saul e Davi:
Em I Samuel 10 lemos sobre a unção do Rei Saul e o texto nos fala o seguinte: Ele recebeu a mesma unção de Davi. Recebeu as mesmas oportunidades de Davi. Ele era um "candidato em potencial" a ser um grande instrumento de livramento de Deus para o povo de Israel. No cap.10 v.6, Samuel diz a Saul: "O Espírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles, e tu serás mudado em outro homem." Davi recebeu a mesma ministração. (cap.16 v.13 - "o Espírito do Senhor se apossou de Davi...")
Porém Saul jogou tudo para o alto achando que o que havia recebido era suficiente para que se tornasse em um "Rei Todo Poderoso". O profeta Samuel chegou a adverti-lo, para que temesse ao Senhor e não se esquecesse dele, porém fez o que achava ser certo, pois era um "ungido". Isso levou-o a cometer erros que culminaram na sua rejeição por Deus, na perda da unção que receberá.

Quais foram esses erros:

a) Orgulho (I Sm 13: 8-23): A humildade deu lugar ao orgulho. Ofereceu sacrifícios que não era sua função, somente os sacerdotes podiam.

b) Tolices (I Sm 14: 1-5 e 43-45): Como ungido deu uma ordem tola aonde o exercito não podia se alimentar e deu uma sentença de morte ao seu filho Jonatas por te comido.

c) Desobediência (I Sm 15: 15-18)

3 - Técnica:
Ver o Sl 33:3 - "Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com jubilo."
Em outra versão: "Entoai-lhe um novo cântico; faça- o bem, tangei com jubilo."
No hebraico o "fazer bem" usa-se a palavra "yatab" que significa "fazer algo bom", "fazer algo bonito, agradável e bem feito, fazer algo de uma maneira completa, detalhada e meticulosa".
Diante disto, o que tenho visto nos bastidores da musica evangélica é: muito desleixo com adoração na igreja, com ensaios e com o equipamento. Muita desordem e improvisos que ficam com cara de que ninguém sabe nada. Não existe preparo e o resultado é uma péssima execução.
Será que existe unção em uma musica que foi ensaiada, planejada e bem executada?
Talvez alguns não concordem comigo, mas se ensaiamos, se existe técnica e preparo, estaremos prontos para experimentar o mover do Espírito. Estamos buscando harmonizar unção com técnica.
Quem disse algo interessante sobre o assunto foi o Pr. João de Souza, no livro "Formando Verdadeiros Adoradores". Ele disse o seguinte: "Uma boa técnica, porém, não é sinônimo de perfeito louvor. As duas coisas- técnica e unção- têm de andar juntas!"

Invista tempo no seu instrumento, nos estudos e em uma vida devocional. Esteja do seu lado a Bíblia e seu instrumento e equipamento. Se você deseja ser usado por Deus, faça as coisas com excelência.
Quando penso nesse assunto me vem a mente o Juninho Afran, guitarrista do Oficina G-3. Sempre se dedicou e buscou apresentar algo para Deus com excelência. Hoje músicos seculares procuram-no para dicas, workshop e aula pois sabem da qualidade que tem. Vale ressaltar que antes de ser um bom musico e um excelente cristão.

A) Melhorando a técnica
Gostaria de citar algumas atitudes que nos ajudariam no aperfeiçoamento e técnica dos nossos músicos: 

A.1-Workshops
A.2-Escolas de musica na própria igreja
A.3- Projetos sociais que utilizem a musica
A.4- Descobrindo novos talentos e investindo

Luciano Manga - Vineyard Brasil 

Fonte: www.tribalgeneration.org

Um comentário:

  1. Embora entenda de música tanto quanto um elefante de física moderna, preciso admitir que os textos são muito bons.


    ResponderExcluir