terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A vida de um famoso





”Então, correu célere a fama de Jesus em todas as direções, por toda a circunvizinhança da Galiléia”. (Mc.1.28)

“Reconhecimento; evidência; notável; referência e destaque” são palavras geralmente usadas para traduzir fama.
No entanto, alguns termos mais agressivos e perigosos são constantemente usados como sinônimos para uma pessoa famosa, como, estrela; ídolo; ícone; símbolo; astro; rei; lenda; e até “deus”.

Minha intenção ao abordar este assunto é levar meus amigos e irmãos a refletir no quanto a fama pode representar algo perigoso que, mais cedo ou mais tarde, se volta contra quem se deixa seduzir por ela.

É importante reconhecermos que ficar famoso pode se tornar algo inevitável. É comum pessoas se tornarem famosas sem jamais terem desejado reconhecimento. Muitos, por conta de seu talento e habilidade acabam sendo reconhecidos.
Soube do caso de um guitarrista que se tornou mundialmente famoso desde que alguém o ouviu tocando do outro lado da parede do quarto onde ele, sozinho, estudava seu instrumento.

Porém outros vivem em busca da fama. Estes estão dispostos a tudo para serem notados e terem, como dizem alguns, “seu lugar ao sol”. Fazem pactos (até com o diabo), se vendem, abrem mão de valores outrora inegociáveis e passam por ridículo, com o fim de serem notados e reconhecidos.

O texto que lemos no início desta matéria nos mostra a fama de Jesus. No entanto, quando estudamos com cuidado a vida e obra de Jesus, vemos que ele jamais procurou ou desejou a fama.
Os irmãos de Jesus expuseram o que há no coração dos homens quando tentaram “fazer o marketing” do ministério do Senhor (Jo.7.3,4). Esta passagem é muito interessante.

Mas qual o problema em ser famoso? A fama não compensa os riscos que oferece? O que dizer sobre este tema?

Quero compartilhar algumas coisas que tenho percebido nos famosos. Desejo que você leia e peça a ajuda e proteção de Deus para que não se torne mais uma vitima do mundo da fama.

Como é a vida de um famoso?

Falsa sensação de importância
A fama corrói a humildade lentamente. O famoso se esquece de que é mais um e começa a pensar de si mesmo como um destaque ou até o único. Sentir-se o centro das atenções pode culminar no absurdo de sentir-se o “centro do universo”. Não duvidemos do ser humano...

Confusão nas relações
Solidão, afastamento dos verdadeiros amigos e assédio de relacionamentos superficiais e interesseiros são algumas crises que os famosos curtem em sua carreira.
Fiquei muito impressionado com a declaração de um artista. Ele dizia se inspirar num livro onde o autor afirma que uma pessoa deve se casar com a solidão se quiser tornar-se famosa.

Pesado e árduo trabalho de administração da auto-imagem
Como deve ser difícil não poder ser mais quem você verdadeiramente é! Ser diferente, chamar a atenção, lutar para não ser comum ou até viver oscilando entre o esplêndido e o ridículo são fardos que muitos famosos carregam. Em casos mais complicados este desconforto é “anestesiado” com cirurgias plásticas e outras coisas radicais.

Perda da privacidade
Privacidade é algo muito apreciado por todos os seres humanos. Creio que os recém famosos não concordarão comigo até que passe algum tempo e comecem a sentir saudades de quando podiam freqüentar lugares públicos sem importunação.
Constantes pedidos de autógrafos; pedidos de pose para fotografias; críticas (“boas” e “ruins”); fofocas; perseguições a familiares, etc., se tornam desconfortáveis com o passar do tempo. E dependendo do momento em que a pessoa esteja vivendo, este desconforto aumenta.

Comprometimento da saúde física e emocional
Ansiedade; depressão; stress; anorexia; obesidade; dependência química; insônia; dentre outras complicações de saúde são muito freqüentes entre os famosos. A fama exerce um peso progressivo sobre a pessoa até tornar-se algo insuportável.

Vulnerabilidade
O famoso geralmente se torna muito vulnerável. Quero pontuar 3 brechas que são abertas com a fama e que tornam o famoso vulnerável e desprotegido:
. Incredulidade
A pessoa famosa dificilmente permitirá que Deus decida algo por ela. O famoso “enlouquece” com a possibilidade de Deus interferir em seus planos. Normalmente um famoso só se lembra de Deus no que diz respeito à bênção. A opinião de Deus não importa. O que importa é sua bênção. Porém, este é o perfil de uma pessoa incrédula, impulsionada por sua independência.
Mas as coisas ficam muito mais sérias quando o famoso além de não crer em Deus pensa de si mesmo um “deus”. Atletas famosos chegam a ser denominados “deuses” de sua modalidade. Um baterista famoso chegou a dizer que seu “deus” eram suas mãos.
Este é o estágio mais lamentável da fama. A bíblia diz “maldito o homem que confia no homem e faz da própria carne o seu braço”. (Jr.17.5)
. A rápida subida
As tentações do pináculo e do alto monte são extremamente reais. Muito se tem comentado sobre o prejuízo a vida dos “precoces talentos do futebol”, que ainda novos e imaturos tornam-se ricos e famosos. Rapidamente torna-se evidente a falta de estrutura emocional e espiritual destes jogadores que perdem gradativamente valores preciosos à medida que sobem de vida rapidamente.
. O inevitável declínio
Se por um lado a rápida subida é prejudicial, o declínio é inevitável e também traz problemas consigo.
“Tudo o que sobe tem de descer”, diz um ditado.
Isto não se aplica apenas ao Senhor (Sl.103.19). Mas aos homens, é certo e um tanto óbvio.
A vida de um famoso pode ser comparada as “paradas de sucesso”. Ninguém conseguirá manter a primeira posição para sempre.
Onde estão certos famosos? Alguns, falidos, outros, sozinhos. Uns perderam a família, os amigos, a saúde. Uns perderam a fé; e outros, a vida.
Satanás continuará com seu comércio e sua oferta (Mt.4.8,9). Que o Senhor nos proteja! Que o Deus Todo Poderoso guarde nossa alma.

Indico a canção “Guarda-me” de nosso CD Frutos do Espírito 7 – Deus está no trono! Você pode ouvi-la gratuitamente em nosso myspace http://www.myspace.com/danielsouzafe7

Esta música é uma oração diante daquele a quem pertencem o reino, o poder e glória, para todo sempre! Amém!

Paz a todos!
No amor de Jesus, Daniel Souza


Fonte: http://www.danielsouza.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário