domingo, 19 de janeiro de 2014

Analisando a Música - Até Chegar em Sião




Acredito na promessa
Pois sei que ela vem de Deus
O mundo aqui não me interessa
Eu sou um cidadão do céu, do céu
Com meu Deus eu vou saltar muralhas
Com meu Deus vou derrubar gigantes
Desse mundo tão amargo e escuro
Eu sou sal e luz
E se eu não dou conta dessa guerra
Ele manda o seu anjo forte
Com ele não tem batalha perdida
Vitória garantida
Pelo sangue de Jesus, de Jesus
Eu vou além do rio
Vou saltando os montes
Vou erguer bem alto as minhas mãos
Eu vou cantar bem forte
O hino da vitória
Até chegar em Sião, chegar em Sião
Ô ô ô ô, chegar em Sião
Ô ô ô ô, chegar em Sião, Sião



Composição de Clovis Pinho que também conta com um RAP do DJ Alpiste e Asaph Hernandes, esta música faz parte do Renascer Praise 17 e descreve a esperança sempre viva do povo de Deus.
Primeiro vamos falar um pouco sobre Sião.
Também conhecida como Cidade de Davi, Sião é citada na Bíblia 150 vezes. Seriam 151 se contássemos Deuteronômio 4:48 mas Monte Sião. Não deve ser confundido com o Monte Sião, em Jerusalém. O nome "Sião" não é mencionado em outros lugares, que pode ser um erro de cópia para "Sirion", um termo semelhante (e nome alternativo para o Monte Hermon, 3:9) encontrados em siríaco tradução deste verso. Sendo assim, a primeira referência de Sião na Bíblia fica em 2 Samuel 5:7 onde Davi tomou a Cidade dos Jebusitas. Esta história também é contada em 1 Crônicas 11, que é onde se baseia esta canção. Neste texto encontramos as histórias dos valentes de Davi que participaram de grandes feitos heroicos. Posteriormente Davi preparou um lugar para a arca de Deus (1 Crônicas 15) e a fez subir com júbilo ao som de clarins, de trombetas e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas. Porém existem situações em que o livramento só pode vir da parte de Deus, não bastando apenas força e coragem. Isto aconteceu com o povo de Israel e o rei Ezequias contra os Assírios e o rei Senaqueribe. O rei da Assíria tinha uma multidão com exército muito maior do que o de Israel, mas Ezequias juntamente com o profeta Isaías clamaram ao céu e Deus enviou um anjo que destruiu o exército do inimigo (2 Crônicas 32). 
A última referência de Sião fica em Apocalipse 14 onde no Monte Sião ficará a Cidade Santa, a Nova Jerusalém. Sião também representa o nome do povo de Deus ao qual também fazemos parte (1 Pedro 2:9), afinal, somos a geração eleita por Deus, chamados das trevas para a sua maravilhosa luz.
Então, espero, canto e oro para que estejamos prontos até chegarmos em Sião!

2 comentários:

  1. É muito bom conhecer a história da música que estamos cantando. Ainda mais uma música como esta, é muita coisa da bíblia! Assim saberemos porque estamos indo para Sião. Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez somos presenteados pela pela pertinente analise do diacono e levita Anderson Ramos. Deus o abencoe ainda mais.
    Obs. Perdao pela falta de alguns sinais graficos.

    ResponderExcluir