sexta-feira, 3 de junho de 2011

Analisando a Música - Getsêmani





Getsêmani        Composição : Cleiton Schaefer

No Getsêmani foi que meu Jesus orou,
Se entregando ao Pai mais uma vez.
Logo vieram pessoas para o levar
Para a maior das provações
Ele tanto amou tudo suportou.
Ele carregou a nossa cruz.

Ver os cravos nas mãos, seu corpo a sofrer
Naqueles momentos de dor.
Ver o mestre a chorar e foi por você
Que ele mostrou tanto amor.

Os soldados cuspiam no seu rosto nu...
Posso ouvir o clamor da multidão.
E Jesus a olhar aquele céu azul
Pede ao Pai que lhes dê o seu perdão.
Ele tanto amou, tudo suportou.
Ele carregou a nossa cruz.

Ver os cravos nas mãos, seu corpo a sofrer
Naqueles momentos de dor.
Ver o mestre a chorar e foi por você
Que ele mostrou tanto amor.
Ele tanto, tanto me amou.
Ele tudo por mim suportou,
Carregou minha cruz.

Ver os cravos nas mãos, seu corpo a sofrer
Naqueles momentos de dor.
Ver o mestre a chorar e foi por você
Que ele mostrou tanto amor.

Esta música tem sido um instrumento poderoso na conversão de muitas pessoas.  Na voz de Leonardo Gonçalves, que sem dúvida, é um dos melhores cantores que já ouvi, esta canção me leva até o Jardim do Getsêmani. 
A Bíblia conta em Lucas 22:44 que "Jesus entrou em agonia no Getsemani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra". Dos quatro Evangelhos, este fato só é descrito por Lucas que também era médico. Existe um fenômeno chamado "hematidrose".  Pode acontecer(muito raramente) por um estresse extremo.  Uma combinação de medo, dor e angústia tão forte, que pode causar o rompimento de veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, fazendo com que o sangue saia junto com o suor.  A palavra "Getsêmani" significa "Prensa de azeite".  Era o lugar onde se espremia a oliva até se tornar em forma líquida que é o azeite.  Jesus conhecia a profecia de Isaías 53:05 " Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."  No Getsêmani, Jesus Homem sofre uma angústia muito grande, pois tinha a ciência que assim como a oliva, seria esmagado.  A maior das provações, dar a vida por amor da humanidade, carregando a cruz que representava os nossos pecados e o cumprimento da profecia encontrada no Salmo 22.  Profecia esta que em João 19:17-37 foi cumprida.  O capítulo 23 de Lucas também mostra o sofrimento de Cristo, no versículo 34 mesmo sofrendo tanta dor e humilhação ele dizia: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."   Em Mateus, no capítulo 27, a narrativa conta que os soldados o escarneciam e cuspiam e não cansavam de bater nele.
  Esta música nos chama a vermos os cravos que como profetizado no versículo 16 do Salmo 22, transpassaram as mãos e os pés do mestre, que sofreu imensa dor, dor que ele suportou, porque foi menor que o amor que ele mostrou por nós.

2 comentários:

  1. Anderson, estava pensando e acredito q somente uma coisa foi maior q este sofrimento...... O AMOR POR NÓS !!! Q nós, possamos a todo instante, lembrar q este sacrifício tb foi por aqueles q estão do nosso lado, precisando apenas q alguém "cante pra ele.... no Getsêmani..... Q Deus continue te abençoando... Paz.

    ResponderExcluir
  2. Foi exatamente isso que eu quis dizer na última frase: "que sofreu imensa dor, dor que ele suportou, porque foi menor que o amor que ele mostrou por nós." Que possamos lembrar e proclamar este sacrifício. Jesus Cristo É O Senhor!

    ResponderExcluir