domingo, 31 de julho de 2011

Analisando a Música - Bendito Serei



Se atentamente ouvir a Deus
E os mandamentos seus
Obedecer

O Senhor, meu Deus, me exaltará
Sobre todas as nações
Onde eu passar

Eu não correrei atrás de bênçãos
Sei que elas vão me alcançar
Onde eu colocar a planta dos meus pés
Sei que a sua bênção chegará

Bendito serei na terra
Bendito serei
Quando eu profetizar
Sei que a minha voz será a voz de Deus

Bendito serei no campo
Bendito serei
Por onde eu passar
Onde eu tocar abençoado será

Quando eu obedecer a sua voz.
Quando eu obedecer
quando eu obedecer
quando eu obedecer a sua voz...



 Música de Nani Azevedo baseada no Texto Bíblico de Deuteronômio 28.  O texto começa com uma condicional:  "Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seu mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra".  Na Bíblia vemos estas condicionais desde o princípio (Gênesis 2:16-17), Caim também teve escolha (Gênesis 4:7).  Existem ainda várias promessas, como em II Crônicas 7.14: “Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar e se converter de seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”; e também em Êxodo 15:26 "dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara."  Porém se a condição não for cumprida, Deus é justo para com todos e o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23).  Ele sempre nos dá a chance de escolhermos o nosso caminho, mas nos ensina qual o caminho correto a seguir.   Em Gálatas 6:7-8 diz: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." e Deus deixa bem claro, para que não haja nenhuma dúvida do caminho certo a seguir, um exemplo:"Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra..." (Deuteronômio 30:19-20).
  Voltando ao texto base (Deuteronômio 28), vemos que a partir do versículo 15 que diz: "Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão..."  A partir daí tem maldição até o versículo 68!!!!!  Irmãos, obediência é coisa séria!  "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência."(Efésios 5:6).  Melhor é obedecer do que sacrificar (1Samuel 15:22), portanto, se quiser ser abençoado, primeiro obedeça os preceitos de Deus, busque a ele e o mais ele fará. (Mateus 6:33-34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário