segunda-feira, 11 de julho de 2011

Analisando a Música - Moriá




MORIÁ

No monte Moriá
Pai e filho lá estão
Um altar, um sacrifício ali farão
Grande prova Deus mandou
Um pedido arrasador
Cortava o coração de Abraão
Mas naquele dia, a Bíblia conta:
O filho escapou
E o cordeiro morreu em seu lugar



Sem sangue, sem entrega
Não há perdão
E o filho então se rende
Sem nada questionar
Foi graça, foi amor
Foi a libertação
Ele se entregou
Morreu em meu lugar



No calvário desta vez
Sozinho o Filho está
Sacrifício de justiça Ele fará
O Seu corpo a sangrar
Por pecados que eram meus
Traziam dor ao coração de Deus
E naquele dia, a Bíblia conta
O cordeiro escapou
E o Filho morreu em meu lugar



Sem sangue, sem entrega
Não há perdão
E o filho então se rende
Sem nada questionar
Foi graça, foi amor
Foi a libertação
Ele se entregou
Morreu em meu lugar



No Moriá Deus revelou
O que faria ao pecador
E no calvário Ele o fez
Libertou-me por amor



Sem sangue, sem entrega
Não há perdão
E o filho então se rende
Sem nada questionar
Foi graça, foi amor
Foi a libertação
Ele se entregou
Morreu em meu lugar



Ele se entregou
Morreu em meu lugar



  Uma das mais belas canções interpretadas pelo cantor Leonardo Gonçalves de autoria do Daniel Salles, Moriá nos leva a fazer um paralelo entre dois momentos marcantes da Bíblia Sagrada.  O primeiro momento aconteceu no próprio Monte Moriá, o segundo, no Monte Calvário.
  Um dos cartões postais de jerusalém, o Monte é dominado pelos Muçulmanos e foi ali segundo a tradição Islâmica em que o profeta Maomé foi ascendido aos céus.  Para os Judeus o local também é sagrado, já que foi ali que Abraão foi provado por Deus (Gênesis 22:1-18).  Também foi lá que o Rei Davi mandou que seu filho Salomão erguesse o Templo do Deus de Israel (2 Samuel 22:18-25, 1 Crônicas 21:18-26 e 2 Crônicas 3:1).  O Templo foi destruído e reconstruído algumas vezes, hoje o que sobrou foi um muro conhecido como "O Muro das Lamentações" considerado o lugar mais sagrado pelos Judeus.  Para os Cristãos o local tem um significado histórico, porém não tão importante quanto para os Judeus, já que Jesus veio ao mundo para se tornar o novo Templo, um que não foi feito por mãos humanas ( João 2:13-22).
  No Monte Moriá, Deus provou a Abraão, pedindo o que ele tinha de mais precioso, seu filho Isaque.  Em Gênesis 22:3-5, vemos que Abraão teve três dias para desistir.  Imagine a dor de caminhar durante três dias para sacrificar o próprio filho.  Olhando pra ele, carregando a lenha que seria usada para o holocausto.  Abraão provou o seu amor incondicional a Deus, pelo que o Senhor livrou Isaque da morte naquele dia.
  O compositor da música só não foi perfeito num detalhe:  Deus proveu um carneiro e não um cordeiro.  Como o nosso Deus é perfeito!  A diferença entre o cordeiro e o carneiro é que o cordeiro é mais jovem.  O carneiro estava preso com os chifres entre os arbustos.  No Calvário, Jesus representava o cordeiro, que é ainda mais inofensivo que o carneiro.  Como o cordeiro ele se entregou (João 10:18 e João 18:1-11).  
  Um dos textos mais lindos da Bíblia é citado nesta música "...sem sangue e sem entrega, não há perdão..." leia Hebreus 9:11-28 e depois dê Glórias a Deus.  Ele se entregou e morreu em meu lugar (Isaías 53:4-12).  Ele já sabia (João3:13-16).  Devemos amá-Lo porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:14-19). 
  O mais lindo de tudo é que a última vez em que a palavra Cordeiro é citada na Bíblia diz o seguinte: "Nunca mais haverá qualquer maldição.  Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro.  Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e nas suas frontes está o nome dele.  Então não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos." (Apocalipse 22:3-5).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário